quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Capoeiristas históricos...


Besouro Mangangá: capoeirista baiano do século XIX, imortalizado nas músicas da capoeira.
Manduca da Praia: temido capoeirista no Rio de Janeiro do século XIX.

Madame Satã: polêmico capoeirista do Rio de Janeiro
da primeira metade do século XIX, sua vida foi retratada em filme
Madame satã virou filme e mito.
Mestre Waldemar: foi alvo de vários estudos acadêmicos durante os anos 1950, inventor das ladainhas.
Mestre Pastinha: (Vicente Ferreira Pastinha) fundou a primeira escola de capoeira legalizada pelo governo baiano, Certidão de nascimento de Mestre Pastinha
Mestre João Pequeno: aluno de Pastinha é o mais velho e importante mestre da Capoeira Angola em atividade.

Mestre João Grande: Aluno de mestre Pastinha, Um dos mais importantes Mestres de Angola vivo e comanda hoje sua importante academia na cidade de Nova York.
Mestre Bimba: (Manuel dos Reis Machado) criador da capoeira regional.
Mestre Ezequiel: aluno de Bimba divulgou a capoeira pelo mundo e foi um de seus maiores cantadores e compositores.
Mestre Capixaba: Fundador da A.C.A.P.O.E.I.R.A.. Considerado por Mestre João Grande uns dos maiores mestres vivos. Difundiu e difunde a capoeira nos 5 continentes.
Mestre Peixinho: Mestre do Rio de Janeiro, Marcelo Azevedo Guimarães é um dos grandes mestres da capoeira contemporânea, fundador do Centro Cultural Senzala de Capoeira com sede no Leme, é também um dos fundadores do Grupo Senzala, Mestre peixinho também é muito lembrado por seus jogos de capoeira demonstrando sempre muita destreza e técnica tendo em um de seus jogos mais memoráveis aplicados o movimento de “desaparecer no ar”.
 Mestre Mão Branca: Mestre mineiro que propaga a capoeira para mais de 22 países por meio de seu grupo Capoeira Gerais.
Mestre Camisa: divulgador da capoeira no exterior, principalmente na Alemanha e na França.
Camafeu de Oxóssi: foi um mestre de capoeira e figura de destaque no Candomblé baiano.


Mestre Celso Carvalho Nascimento: sendo lhe atribuído um estilo único é o mais antigo capoeirista do Rio de Janeiro em atividade.
Mestre Burguês: fundador da Federação Paranaense de Capoeira em 1985 teve 19 CDs de capoeira editados.
Mestre Suassuna: Fundador do CDO e um dos pioneiros da Capoeira em São Paulo. Gravou um dos primeiros discos de capoeira.
Mestre Suíno: Fundador do Grupo Candeias, E o principal contribuinte da Capoeira em Goiás. Autor de cinco livros da historia da Capoeira.
Mestre Tiziu: Fundador da Associação Capoeira Anjos Cordel Vermelha Itália, divulgador da capoeira na Europa, Fundador e atual Presidente da Federação Italiana Capoeira F.I.CAP.
Mestre Sombra: Roberto Teles de Oliveira, sergipano, há mais de 30 anos radicado em Santos, pioneiro da capoeira na Baixada Santista. Fundador da Associação de Capoeira Senzala de Santos possui vários alunos formados – entre eles, o mestre Valtinho, o mestre Sombrinha, o mestre Paulo, o mestre Parado e o mestre Bahia -, todos atuantes, ora em sua própria associação, ora à frente de associações filiadas, tanto no Brasil (em quase toda a Baixada Santista, também em Apucarana – PR, Goiânia – GO e Tijucas – SC), quanto no exterior (França e Inglaterra).
Grã Mestre Índio: Pioneiro e Referência da capoeira do Estado do Rio Grande do Norte.


ENTRE OUTROS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário