quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A CRIANÇA NA CAPOEIRA...

A Capoeira e a criança



A pratica da Capoeira é excelente e de máxima importância para o desenvolvimento físico e psicossocial das crianças.

Antes de entrarmos no tema propriamente dito, gostaríamos de fazer um alerta: é recomendável que a criança comece na Capoeira a partir dos 3 anos, pois a sua prática pressupõe o domínio dos movimentos básicos do corpo. Como elas começam a andar por volta de um a um ano e meio, daí até os 3 anos, elas aprendem a noção de espaço, de equilíbrio e a ter controle dos movimentos básicos do corpo: das pernas, dos braços, do quadril, da cabeça.

Na formação do corpo, a Capoeira promove a saúde, a agilidade de raciocínio-reflexo e a consciência corporal das crianças. Elas aprendem a fazer diferentes tipos de movimentos com os braços, as pernas, a cabeça e com o corpo em geral, o que melhora e desenvolve o seu senso de equilíbrio, a sua respiração e o seu condicionamento cardiovascular, além de estimular o seu crescimento saudável, através de um bom desenvolvimento ósseo-muscular.

No aspecto psicossocial, a Capoeira ensina às crianças valores fundamentais para a formação do seu caráter, para o desenvolvimento do seu equilíbrio emocional e para o convívio em sociedade: respeito ao próximo, tolerância, solidariedade, companheirismo, espírito de grupo, disciplina, autocontrole emocional, autoestima e diminuição e eliminação da ansiedade e da agressividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário